INTEGRIDADE E IRREGULARIDADE : FRAUDE

O termo fraude é designado ao ato de enganar outros com o propósito de prejudicá-los, usualmente para obter propriedade ou serviços dele ou dela injustamente. Esta ação é difundida em diversas áreas de convivência, incluindo a fraude trabalhista, artística, cibernética, cientifica, entre outras. As práticas de fraude mais comuns que podem ser caracterizadas como fraudes criminais incluem: propaganda enganosa, criação de empresas falsas, roubo de identidade e  venda de  produtos inócuos, como remédios falsos.

Na área da saúde, a fraude está presente nos procedimentos cirúrgicos e nos exames que são indevidamente realizados, na comercialização ilegal de medicamentos e dispositivos médicos. Um estudo feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) “estima que cerca de R$ 22,5 bilhões dos gastos de operadoras de planos de saúde no país com contas hospitalares e exames, em 2015, foram gerados indevidamente, decorrendo de fraudes e desperdícios com procedimentos desnecessários.” (Agência Brasil, 2017). Além disso, auditorias realizadas pelo Ministério da Saúde encontraram evidências de fraude em 40% das solicitações de medicamentos no Programa Farmácia Popular.  De acordo com o ministério, grande parte das solicitações ilegais de remédios era voltada para doenças raras.

Ademais, no âmbito da fisioterapia, o número indevido de sessões realizadas durante o tratamento é uma das práticas fraudulentas mais comuns. O profissional estipula indevidamente uma quantidade maior de sessões a fim de receber mais.  Em relação ao preço da sessão, é comum um fisioterapeuta cobrar um preço inferior ao de mercado com intenção de conseguir mais clientes. Porém, este procedimento ilegal prejudica os outros profissionais da fisioterapia e desvaloriza a profissão.

Por Jéssica Alves

Fontes: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/fraudes-e-desperdicios-consomem-r-225-bilhoes-de-despesas-da-saude-suplementar

http://portalcorreio.com.br/noticias/saude/geral/2017/01/19/NWS,290665,42,419,NOTICIAS,2190-SAUDE-ENCONTRA-FRAUDE-SOLICITACOES-REMEDIOS-FARMACIA-POPULAR.aspx

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s