Alocação de recursos

A partir da leitura do texto, conclui-se que alocação de recursos é o processo pelo qual os recursos existentes são distribuídos de acordo com determinadas finalidades. Quando se tem muitas finalidades e poucos recursos, uma distribuição correta e justa torna-se um desafio.

O Sistema Único de Saúde (SUS), sistema público de saúde do Brasil nasceu com a missão de garantir uma assistência à saúde universal e gratuita. Ele está inserido em um país com desigualdades sociais profundas e possui como ideais a igualdade, a equidade e a justiça social. Dessa forma, a destinação dos recursos disponíveis (materiais, humanos e financeiros) deve respeitar esses princípios.

Equidade remete à ideia de justiça, de adequação e probidade, e não à ideia de igualdade. Considerando esse conceito, a justiça na distribuição é fundamental, e não a igualdade na distribuição, ou seja, uma alocação de acordo com a necessidade. O conceito de necessidade refere-se à disparidade em saúde que pode ser modificada com os serviços de saúde. Por isso, criou-se um critério no SUS no qual as regiões e os segmentos populacionais com maiores necessidades de saúde são favorecidos na distribuição dos recursos.

 

Fonte:

 

Por: Déborah Ebert

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s