Integridade e Irregularidade

A definição de integridade diz respeito a inteireza do que pensamos, dizemos e fazemos. É a congruência de nossas palavras e ações com relação ao mundo interno e externo. O indivíduo íntegro mantém sua conduta reta. Mesmo diante de situações oportunas, onde poderia tirar algum proveito para si, seu comportamento e tomadas de decisões são orientados pela ética, transparência e honestidade. Ele é comprometido com suas crenças, convicções e se destaca pelo alto grau de responsabilidade em toda e qualquer atividade que se propõe a fazer.

No contexto profissional a integridade  é testada a cada instante, independentemente da área, e é nesse mesmo contexto em que, infelizmente, frequentemente vemos irregularidades ou desvios da integridade.

Como exemplo de irregularidade e desvio da integridade profissional na área da saúde, podemos citar a chamada “máfia das próteses” que existe no Brasil. Trata-se de um esquema onde grandes empresas fabricantes de próteses e órteses pagam propina a médicos e hospitais para prescreverem seus dispositivos, ainda que não sejam os mais adequados e/ou acessíveis ao paciente.

Os desvios de integridade profissional envolvem uma vasta gama de variáveis, tanto relacionadas a própria profissão, códigos de conduta, órgãos de fiscalização, além de valores e condutas individuais de cada profissional. Assim sendo, seu manejo é extremamente desafiador e envolve ação em diversas esferas, mas ainda assim deve receber um olhar mais atencioso a fim de ser solucionado.

Referências:
JACOMINO, Darlen. Você é um profissional ético? Revista Você S/A, ed. 25, ano 3, p. 28-36, São Paulo: jul., 2000;
LISBOA, Lázaro Plácido et al.. Ética Geral e Profissional e Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s