Substance abuse

O consumo de drogas, compreendido como uso e/ou abuso de substâncias psicoativas, é um problema social e de saúde que vem se tornando motivo de preocupação constante para a sociedade brasileira e está associado com parte da violência e criminalidade existente nos grandes centros urbanos.

Esse consumo vem aumentando consideravelmente, especialmente em populações mais jovens, sendo o tráfico de drogas o segundo delito mais cometido por menores no Brasil, perdendo apenas para o roubo. Observa-se que as primeiras transgressões cometidas pelos menores em conflito com a lei compreendem a faixa etária correspondente ao primeiro contato da maioria dos adolescentes com as drogas, demonstrando uma possível associação.

Para a resolução de tal problema social, são realizados programas educativos de promoção de saúde, principalmente voltados para jovens de alta vulnerabilidade social. Nesse contexto, a Fisioterapia, profissão que se mostra muito importante dentro da Atenção Primária à Saúde, usa de técnicas de abordagem de temas de maneira eficaz, promovendo a educação em saúde de forma satisfatória, além de permitir que estes jovens se tornem conscientes e responsáveis pela sua saúde, possibilitando ganhos em saúde e evitando sequelas funcionais em médio prazo, que podem estar associadas ao uso das drogas.

A promoção de saúde relaciona-se com todas as práticas e condutas que visam melhorar o nível de saúde da população, e, por isso, é uma obrigação de todos os profissionais da saúde. Além desses profissionais, é de extrema importância o empoderamento dos adolescentes, evocando neles a autocrítica e o senso de responsabilidade social, para que eles possam manter-se longe do universo das drogas e reduzir esse grande problema social.

Fontes:

Souza, et al. Educação em Saúde e Fisioterapia: Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes em Vulnerabilidade Social. Disponível em:  http://www.fisioterapiaesaudefuncional.ufc.br/index.php/fisioterapia/article/download/329/pdf. Acesso em: 6 de junho de 2017.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s