Research ethics

A ética dentro da pesquisa é um assunto atual e que merece foco e atenção, visto que a pesquisa é fonte de conhecimento, prático e teórico, tendo como objetivo principal proporcionar melhorias para os seres humanos. No Brasil a Comissão de Integridade de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) participa da formulação, acompanhamento e avaliação de pesquisas, além de fomentar a prática da pesquisa científica e a formação de pesquisadores brasileiros. O CNPq possui um comitê de ética responsável por prestar orientação, aconselhar e tomar as devidas providências para que o Código de Conduta seja obedecido.

A ética na pesquisa é necessária para proteger os voluntários da pesquisa, para evitar que o pesquisador cometa excessos e acabe ultrapassando seus limites. Cabe ao pesquisador promover a integridade dos pacientes, cuidar e registrar os dados da pesquisa, assumir quaisquer erros, cumprir as normas éticas.

Portanto dentro da pesquisa é importante que exista respeito, boa conduta e honestidade. Além disso é válido que os princípios de não maleficência, justiça, autonomia e beneficência estejam inseridos dentro da elaboração da pesquisa, de forma que o voluntário conheça seus direitos, esteja seguro e não sofra nenhum dano.

Referências

Ética na Pesquisa Científica, Peter kevin Spink. v.11 n.2 , Jan/Jun 2012

CNPq

Cristina Muccioli et al., A ética, a pesquisa e a publicação científica. Arq. Bras. Oftalmol v.69 n.6, São Paulo Nov/Dec 2006

Saul Goldenberg, Importância ética e moral da pesquisa experimental para a prática médica. Acta Cir. Bras. v.26 n.2, São Paulo Apr 2011

Postado por: Anna Luiza Paiva

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s