Alocação de recursos

A questão de alocação de recursos torna-se um dilema nas situações clínicas vivenciadas diariamente pelo profissional de saúde. A responsabilidade de uma decisão o obriga a ter condutas que levem em conta os princípios bioéticos. Uma decisão com o peso de uma vida é sem dúvida muito difícil. Como dizer  por que a vida de uma pessoa vale mais que a da outra? Como repartir igual para os desiguais?

Vivenciamos uma situação real, bem próximo de nós em que tem sido noticiado nos telejornais que um hospital fechou vários leitos. Sem dúvida essa foi uma decisão difícil que envolveu alocação de recursos e que teve que ser discutida em equipe com senso de moral, ética e justiça. Levando em consideração a demanda e a qualidade do atendimento oferecido.

No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem com um de seus princípios doutrinários a equidade que tem relação direta com os conceitos de igualdade e justiça. Esse princípio prega que os recursos devem ser distribuídos de forma desigual aos desiguais. Ou seja, um grupo populacional residente em uma área de risco recebe maior “apoio” assistencial do que uma área nobre. Esse também é um exemplo de uma decisão ética em relação a alocação de recursos.

McKneally et all (1997), afirmam que é vedada a alocação de recursos pautando-se em fatores clinicamente irrelevantes como por exemplo, a religião ou orientação sexual. E que apesar das autoridades jurídicas não quererem envolverem-se com esse tipo de situação, elas esperam dos médicos e/ou profissionais da saúde que sejam leais com seus pacientes, sem deixarem se envolver em questões orçamentárias ou de crença.

 

http://www.cmaj.ca/content/157/2/163.full.pdf+html

 

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s