Resource Allocation

O SUS (Sistema Único de Saúde), em 1988, vem como um sistema integrador que valida a saúde com um caráter universal, integral e de equidade. Essas características atribuídas ao novo sistema de saúde adotado trazem ao Estado um grande desafio: a garantia da sustentabilidade financeira.

Por isso, faz-se necessária a tomada de decisão da distribuição de recursos de maneira equilibrada. Essa tomada de decisão pode ser entendida como um processo que passou por deliberações éticas que envolvem a seleção individualizada de pessoas, em situações que se podem identificar quem será beneficiado pelas prioridades pré-estabelecidas pelo gestor assistencial.

A microalocação é uma das faces que se tem diante da temática da alocação de recursos. Ela está relacionada à discussão e análise das maneiras de seleção individualizada das pessoas que serão beneficiadas pelos serviços disponíveis, uma vez que estes são escassos.

Nesse contexto, cabe as pessoas que realizam esse gerenciamento recorrer à bioética, a qual será uma norteadora para uma tomada de decisão justa. Estudos acerca do tema na perspectiva latino-americana, demonstraram que a Bioética tem um encontro obrigatório com a pobreza e a exclusão social, e por isso,  pessoas mais vulneráveis geralmente são priorizadas, através do princípio da equidade preconizado pelo SUS.

Apesar disso, sabemos que cada caso é um caso e que situações difíceis poderão acontecer, onde nem sempre haverão recursos para todos os atendimentos. Portanto, é necessário que a decisão sobre a melhor forma de alocar recursos além de ser baseada nos princípios éticos, seja também uma decisão feita em conjunto com toda a equipe gestora.

 

 

Referências:

SILVA, K. R.; et al. Tomada de decisão em situação de recursos escassos: uma discussão bioética. Disponivel em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/8122199.pdf

 

Postado por: Laura Nolasco Garcia. UFMG / Brasil

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s