Integridade em Pesquisa

Em ensaios clínico várias questões podem ser colocadas. Uma das questões que eu gostaria de trazer aqui é sobre o grupo controle.

No Brasil, antes de podemos seguir a diante com uma pesquisa que envolva seres humanos, devemos submeter o projeto ao comitê de ética, o qual colocará vários pontos antes de aprovar essa pesquisa. A função desse comitê é garantir a integridade, a dignidade e os direitos dos participantes da pesquisa e para isso, algumas medidas são tomadas.

Caso a intervenção mostre-se benéfica ao final do ensaio, os pacientes que não receberam a intervenção durante a pesquisa, também chamados de grupo controle, tem o direito de recebe-la após o término do estudo. Ao assinar o termo de consentimento, o participante fica ciente de seus direitos e, não apenas pode, como deve cobra-los. Essa medida é garantida pelo comitê de ética, que fiscaliza os termos de consentimentos para saber se estão de acordo com a norma.

Deixar um paciente sem receber um tratamento eficaz é uma conduta totalmente antiética e, por melhor que sejam as intenções da pesquisa, ao deixar um participante sem receber um tratamento, pode estar causando-lhe sérios danos à saúde, por isso, o mínimo que espera-se é, que após o ensaio, toda e qualquer evidência benéfica encontrada, seja também aplicada ao grupo controle que não teve a oportunidade de recebe-la previamente.

 

by: Débora Martins

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s