Alocação de Recursos

No Brasil, em 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS) que é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados pelo serviço público. O SUS foi criado em cima de três princípios doutrinários: Universalização – a saúde é um direito de todos independente de sexo, raça, cor, ocupação ou qualquer outra característica social ou pessoal e é dever do estado garantir o acesso a saúde para todos. Equidade – tratar desigualmente os desiguais, ou seja, investir mai onde a carência é maior. Integralidade – a pessoa deve ser tratada como um ser biopsicossocial e ter todas suas necessidades atendidas.

Dessa forma, o SUS vem para garantir que mesmo as populações mais pobres tenha acesso integral aos recursos necessário. Para definir prioridades, foram criados os princípios organizativos do SUS: Regionalização – serviços são organizados em níveis crescentes de complexidade e a partir de critérios epidemiológicos definidos com o estudo da população local, Descentralização – cada município tem autonomia técnica, administrativa e financeira a fim de prestar um serviço de melhor qualidade e centrado nas necessidades locais e Participação Popular – a sociedade participa no controle e na avaliação da execução das políticas de Saúde. Com esses princípios torna-se mais simples saber onde é necessário investir para alocar os recursos para os que mais precisam (de acordo com complexidade e estudo epidemiológico)

Essa foi a forma que em 1988, após muita luta, o Brasil encontrou para garantir a alocação de recursos para as pessoas que mais precisam, nas situações que mais necessitam, sem deixar de atender os casos menos graves, pois esses também necessitam de atenção, buscando fornecer saúde integral a todos, sem detrimento de qualquer espécie.

 

by: Débora Martins

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s