Alocação de Recursos

Os profissionais de saúde, em especial os médicos, tomam decisões continuamente na sua prática diária. Os aspectos éticos são um importante elemento no processo de tomada de decisão. A Ética sendo considerada como o estudo da justificativa das ações, ao contrário do Direito e da Moral, não se baseia em regras, mas busca pesquisar o que é adequado ou inadequado ,correto ou incorreto. A importância destes aspectos éticos fica mais evidente quando esta decisão envolve a alocação de recursos escassos. Não se pode tomar decisões baseando-se apenas em fatos.

O processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escasso é complexo, envolvendo aspetos referentes ao recursos em si, ao critério utilizado na alocação do recurso, e quanto  a forma, âmbito e abrangência do processo. Estes aspectos têm que ser contempladas de forma integrada para garantir a adequação das decisões tomadas.

Um recurso a ser alocado pode ser classificado quanto a dois grandes critérios: ser divisível ou não, e ser homogêneo ou heterogêneo.

Os recursos divisíveis e homogêneos são por exemplo os medicamentos especiais que um grupo de portadores de patologia específica necessitam. Na carência de recursos é possível dividir  o estoque existente entre os que necessitam enquanto é aguardada chegada de um novo lote.

Um recurso divisível heterogêneo é o sangue, por exemplo. O sangue pode ser dividido em seus múltiplos componentes atendendo a inúmeros pacientes com necessidades específicas.

Os leitos de unidades de tratamento intensivo são recursos não divisíveis homogêneos, pois quando existem várias pessoas disputando o mesmo leito apenas uma poderá usufruir. São considerados homogêneos pois um hospital encaminhar um paciente para uma outra UTI de mesmo nível de complexidade quando houver disponibilidade.


Um recurso é considerado não divisível e heterogêneo quando possui características que o diferencia e não pode ser utilizado por mais de uma pessoa simultaneamente. Um exemplo disto é um rim de doador cadáver. Cada rim pode ser transplantado apenas para um doador e a sua tipagem HLA o torna diferenciável frente aos receptores, isto é, nem todo receptor pode receber aquele rim em particular.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s