Integrity and wrongdoing

A Fisioterapia é uma profissão na área da saúde caracterizada pelo cuidado, pela esperança, pelo toque… E essas são características que fazem da nossa profissão algo tão belo.

Apesar da sua grande importância, e de todo o seu caráter de cuidado, o toque fisioterapêutico faz parte de um dos vários processos realizados no tratamento. Por isso, é de extrema importância que o paciente esteja ciente de todo esse processo.

O fisioterapeuta deve sempre informar ao paciente sobre o que ele vai fazer, deve pedir permissão para tal ação e somente realizar o toque caso o paciente autorize. Além disso, esse momento deve ser interrompido caso o paciente se sinta desconfortável naquela situação, podendo inclusive mudar de ideia/desistir de certa intervenção que ele havia concordado antes.

Dessa maneira, o contato físico no relacionamento paciente-fisioterapeuta será apropriado, de maneira respeitosa, dentro do que se espera na ética profissional; evitando interpretações errôneas do paciente acerca do fisioterapeuta  e, também, não abrindo espaço para o fisioterapeuta realizar algum tipo de abuso com o paciente.

Realizar um atendimento ético nos resguarda de possíveis acontecimentos, má-interpretações e situações constrangedoras frente ao paciente e a comunidade profissional.

Referências:

PAULA, R. F. Questões éticas em psicoterapia. Disponível em: http://robertofaustino.com.br/web/wp-content/uploads/2013/07/QUESTOES-ETICAS-EM-PSICOTERAPIA.pdf

Como reconhecer o contato físico próprio e impróprio. Disponível em: http://collegept.org/Assets/Sexual%20Involvement%20Fact%20Sheet/Sexual%20Involvement%20Fact%20Sheet%20Portuguese.pdf

Postado por: Laura Nolasco Garcia. UFMG / Brasil

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s