Integridade em pesquisa

O problema das más condutas na pesquisa científica e tecnológica é um assunto que tem instigado preocupação crescente no Brasil e no mundo. Estas más condutas e a falta de ética no contexto de pesquisas não são recentes, havendo diversos exemplos delas ao longo dos anos, como o famoso caso do “Homem de Piltdown”, em que foram feitas montagens e manipulação em ossos de humanos e orangotangos alegando ser a descoberta de uma antiga espécie humana. Além de fraudes como esta, outro desvio de conduta bastante comum nas pesquisas é o plágio, onde o verdadeiro autor de algo não ganha os devidos créditos ou referências quando tem seu trabalho ou ideias utilizados por outrem.

Tanto a falsificação de dados, o plágio ou qualquer outra conduta anti-ética nas pesquisas, pode atrasar e obstruir significativamente o progresso científico, o que causa impactos negativos nos mais diversos cenários e indivíduos na sociedade.

Diante disso, os órgãos de controle e de fomento à pesquisa no Brasil têm proposto duas linhas de ação na tentativa de lidar com o presente problema:  ações preventivas e pedagógicas e  ações de desestímulo a más condutas, inclusive de natureza punitiva. Com relação às ações preventivas e pedagógicas, destaca-se a importância de disciplinas de conteúdos ético nos cursos de graduação e pós-graduação. Discutir os impactos das más condutas na pesquisa e a abrangência de suas consequências, ainda na formação acadêmica, pode contribuir para a formação de profissionais pesquisadores mais engajados a agir com ética e integridade no futuro.

Referências:
Integridade na pesquisa e publicação científica (Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 16, n. 1, p. v-vi, jan./fev. 2012);
Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (Disponível em http://cnpq.br/web/).

Por: Bruna Gontijo.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s