Alocação de Recursos

No Brasil o SUS, o nosso Sistema Único de Saúde existe desde 1988, quando lutas populares por melhores condições de saúde, trabalho, educação tiveram como consequências direitos garantidos pela Constituição. Ele atende desde casos de viroses a transplantes de órgãos.

Esse sistema é um dos maiores do mundo e atende toda a uma população de 188 milhões de brasileiros. Ele é baseado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade, onde todos tem direito ao acesso, de forma integral e os recursos são aplicados de forma que  todos tenham o atendimento de acordo com a sua necessidade.

O atendimento é dividido em Atenção Primária, Secundária e Terciária, depende do grau da necessidade. Em um município, por exemplo, cada região possui um Centro de Saúde,  com uma equipe multidisciplinar.  Grandes municípios possuem centros especializados e de referência. Os recursos são distribuídos de acordo com a necessidade da região. Em cidades em que uma determinada doença é endêmica ou ocorra co mais frequência, os recursos irão  para o tratamento desta. Para isto, são desenvolvidos estudos e redes entre os municípios. Por exemplo, em um município, os bairros que dependem mais de atendimento, haverão mais centros e mais profissionais do que os bairros de classe média e alta, cujos moradores também tem direito ao acesso, mas usam com menos frequência.

Esse nosso sistema, mesmo que hajam diversos pontos que ainda precisam ser melhorados, é um direito conquistado por nossa sociedade, garantindo que todos tenham direito ao acesso saúde.

Referências:

http://www.cite.gov.pt/pt/acite/dirdevtrab005.html Acessado em 22/05/2017

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s