Abuso sexual

Assédio sexual é  definido como comportamentos indesejados de caráter sexual, seja ele verbal, não verbal ou físico, perturbando ou constrangendo, afetando a dignidade, ou  criando um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

Assim a Fisioterapia sendo uma profissão que depende de contato físico entre o profissional e o paciente ou cliente, pacientes vulneráveis física e psicologicamente , podem estar sujeitos a serem vítimas ou causadores de assédio sexual.

Pacientes emocionalmente carentes, quando o profissional estabelece um contato, pode passar a cometer assédio sexual com relação ao profissional que o atende, causando constrangimento para o fisioterapeuta, criando uma ambiente de convívio difícil precisando que este interrompa o atendimento e encaminhe para outro profissional. Essas situações acontecem muito com pessoas idosas e solitárias, onde o contato e as sessões regulares criam a ilusão de que o atendimento oferecido é algum tipo de relacionamento além do profissional. Para evitar situações assim, é preciso agir eticamente, respeitando os limites de contato e de relacionamentos pessoais.

Pacientes vulneráveis também podem sofrer abuso  sexual, uma vez que a terapia depende de um contato  intenso entre os envolvidos. Nesse caso o abuso parte do fisioterapeuta, quando ele ultrapassa os limites do relacionamento com o paciente.

Dessa forma é preciso estabelecer uma relação respeitosa entre os envolvidos, para que não aconteça essa forma de violação, por qualquer parte, visando o melhor tratamento possível, de forma humanizada e evitando que o paciente ou o terapeuta esteja em um ambiente desagradável , a relação seja boa e o tratamento seja o melhor possível.

Referências:

http://www.cite.gov.pt/pt/acite/dirdevtrab005.html Acessado em 22/05/2017

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s