Integridade em pesquisa

O texto base começa descrevendo os principais grupos de pessoas que são mais vulneráveis durante pesquisas médicas. Que praticamente são pessoas que não conseguem defender os seus próprios interesses. É importante saber disso por que precisamos seguir as bases bioéticas na pesquisa cientifica, mostra que você será um profissional ético.

Um tema muito recorrente hoje em dia no meio acadêmico é o plágio. Plágio refere-se a uma ampla gama de desvios de conduta acadêmica que vai desde o uso não-referenciado de ideias de outros até projetos submetidos a agências de fomento, textos em livros, artigos científicos, resumos, figuras e tabelas.

Existe também o autoplágio, refere-se à prática de um autor em usar partes prévias de seus próprios escritos sobre um mesmo assunto em outra publicação, sem citá-las ou cotá-las formalmente. O texto base fala que deve ser investido na alfabetização acadêmica, para combater essas praticas.

“Finalmente, parece-nos importante que o assunto possa ser mais divulgado, discutido e mais bem compreendido por todos nós. Essas iniciativas, assim como ações educativas engendradas por instituição de ensino, favorecerão que a pesquisa seja realizada com integridade, o que, por sua vez, irá fortalecer a sociedade como um todo, a comunidade acadêmica e clínica e o próprio pesquisador.” (Helenice J. C. G. Coury)

Referencias: Integridade na pesquisa e publicação científica, Helenice J. C. G. Coury, 2012

Texto feito por Rodrigo Lopes.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s