Integrity and wrongdoing

Integridade, no sentido pleno da palavra, significa estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição.

Transgressão, por sua vez, significa ir além de algo.

Nós, profissionais da área da saúde, passamos por grande estresse durante nossa jornada de trabalho. A responsabilidade de cuidar da vida de outra pessoa torna-se um fato que exige grande cobrança a respeito das posturas adotadas pelo profissional. Diante dessa realidade muitos profissionais buscam refúgio no uso indiscriminado de substâncias tóxicas, tais como drogas propriamente ditas ou fármacos inadequadamente prescritos, como afirma Cajazeiro et. al., “…tem-se percebido o aumento da prevalência da dependência de drogas entre os profissionais de saúde, explicável por fatores como o grande estresse no exercício profissional e as extensas jornadas de trabalho.”

Esse comportamento gera riscos à vida do paciente, uma vez que tarefas e compromissos podem deixar de serem cumpridos. Além disso, o uso de drogas pode prejudicar ou prejudica diretamente a lucidez e o discernimento do profissional, colocando em risco a integridade das técnicas e abordagens utilizadas violando, portanto, nosso Código de Ética e Conceitos Bioéticos.

Referências:

CAJAZEIRO, Júnia Maria Drumond; BICALHO, Danielle Marques; ARRUDA, Ana Luiza Rodrigues Peixoto; LOPES, Tamyris Jane de Almeida; GOMEZ, Renato Santiago. Toxicologia e profissionais de saúde: uso abusivo e dependência. Disponível em: < http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:OSFwpVNOv8kJ:www.rmmg.org/exportar-pdf/96/v22n2a05.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&gt;. Acesso em: 14 de maio de 17.

 

 

 

Advertisements

One Reply to “Integrity and wrongdoing”

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s