Integrity and wrongdoing

Um dos desafios da Fisioterapia é saber, de forma clara e direta, estabelecer os limites entre profissional e paciente para que não haja abertura para relatos de abuso. É possível caracterizar como um desafio pela profissão ser baseada em terapia manual, no toque em diversas partes do corpo. O paciente deve estar ciente, antes de qualquer procedimentos sobre o que será realizado, como e onde, podendo, com essas informações, permitir ou não a execução pelo Fisioterapeuta, segundo o  College of Physiotherapists of Ontario (200?)¹

O Fisioterapeuta, além disso, deve estar atento à condições de saúde e medicamentos que levam à tais comportamentos inadequados para melhor direcionamento de uma conduta que os reduzam. Não só com tais pacientes mas para com todos, algumas medidas devem ser implementadas na prática clínica como vestimenta, contato físico e verbal adequados, assim como o conhecimento sobre as medidas a serem implementadas em casos de abuso. Azevedo (2010) remete a questão da hipersexualidade à pacientes com a doença de Alzheimer que, neste caso, ocorre devido à inibição inadequada do lobo frontal que, associado com déficits em outros sistemas como no autônomo, pode levar à comportamentos agressivos e de maior exigência sexual.²

Desta forma, abordando somente a direção de abuso feita pelo paciente, percebe-se a extrema importância do adequado comportamento do Fisioterapeuta, sabendo lidar com a relação paciente/profissional e aplicando o conceito de profissionalismo. É importante saber da abordagem quanto a hipersexualidade, suas causas e consequências comportamentais.

 

  1. ONTARIO, College Of Physiotherapists Of. Como reconhecer o contato físico próprio e impróprio. 200?. Disponível em: <http://collegept.org/Assets/Sexual Involvement Fact Sheet/Sexual Involvement Fact Sheet Portuguese.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

2. AZEVEDO, Jacinto Nuno Costa. Sexualidade na Doença de Parkinson. 2010. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55370/2/Tese de Mestrado em Psiquiatria e Sade Mental Sexualidade na Doena de Parkinson Jacinto Azevedo.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s