Ética em pesquisa

No século XVI os cientistas acreditavam que poderia haver uma pesquisa eticamente neutra, produzindo conhecimento benéfico para a sociedade, sendo subordinada a valores morais.

Com o passar do tempo pesquisas passaram a serem realizadas em animais, mas essa prática foi diminuindo com o aparecimento de Sociedades de Proteção aos Animais. Vários pesquisadores começaram então a fazer auto experimentos para testar efeitos de medicamentos.

Com o passar do tempo e a introdução de pesquisas com seres humanos trouxe uma nova visão, onde pesquisas apresentavam a relação benefício-risco não correspondia mais ao conceito de neutralidade e apresentavam possíveis riscos à saúde e ao bem estar. Pesquisas em que o risco era para um bem maior passaram a serem realizadas, sem levar em consideração os possíveis riscos para os participantes. Surgiu então, no século XX o consentimento informado, para que os participantes de pesquisas fossem informados com relação ao procedimento e autorizassem a pesquisa, seguindo os princípios bioéticos na pesquisa.

A bioética em pesquisa é necessária uma vez que a maioria das pesquisas são realizadas com pessoas em situações mais vulneráveis, seja com relação a doença, campo emocional, social e econômico. Respeitar os seres humanos como pessoas acima de tudo, seguindo os princípios fundamentais da não maleficência, beneficência, justiça e autonomia.

KOTTOW, Miguel. História da ética em pesquisa com seres humanos. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.2, Sup.1, p.Sup.7-Sup.18, Dez., 2008.

Disponível em http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/863/1505

Acessado em 07/05/2017.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s