Abuse

Abuso pode ser definido como um comportamento considerado excessivo,  inadequado e que vai de encontro à ideia de harmonia. Existem várias classificações para as formas de abuso , todas trazem em comum a questão do abuso de poder. Fato é que em todas as relações de abuso temos o abusador, indivíduo que se considera mais forte , e o abusado, que é o indivíduo mais vulnerável.

Dentro da sociedade em geral lidamos a todo tempo com situações de abuso, seja de autoridade , seja da mulher , da criança ou do idoso. A todo momento somos bombardeados por tristes notícias que só evidenciam o quanto o abuso é frequente na sociedade.

Dentro dos limites da área da saúde não é diferente. Devemos estar atentos aos sinais de abuso dos nossos pacientes bem como às suas queixas. Muitas vezes os pacientes estão em situação de vulnerabilidade, podem estar alheios ao contexto abusivo e não ter possibilidade de reação. Dessa forma é fundamental que saibamos como proceder com o paciente, a qual serviço encaminhar e tomarmos as atitudes corretas, respeitando sempre nossa condição de fisioterapeuta e o bem estar do paciente.

Postado por Anna Luiza Paiva

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s