Meaningful life and death

Na atualidade, existem muitas discussões à respeito da eutanásia. Entende-se por eutanásia a procura por uma “boa morte”, ou seja, um homicídio piedoso, em que uma pessoas poe fim à vida de outra pelo bem desta. Ela pode ser voluntária, involuntária ou não voluntária. Ela é voluntária quando é a pedido do paciente, mas praticada por um terceiro, é não voluntária quando feita em paciente terminal que não pode tomar a decisão e involuntária quando, apesar do paciente ser capaz de tomar a decisão, a escolha é feita por terceiros.

Os fisioterapeutas que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva cuidam de pacientes em situação grave, por isso, se deparam com essas circunstâncias com frequência. Dessa forma, é preciso saber reagir com postura ética adequada diante desses conflitos.

Um estudo de 2001 , a partir da aplicação de um questionário, buscou identificar as atitudes e opiniões dos fisioterapeutas de uma UTI, do estado de Alagoas, sobre temas importantes como autonomia, consentimento, pacientes terminais, eutanásia e distanasia.  Nos resultados, 95% dos profissionais disseram ser contra a eutanásia ativa (com administração de uma substância letal) e apenas 5 % ser favoráveis a essa prática. Sobre eutanásia passiva (retirada do tratamento que mantém a vida), 74 % responderam ser contra e 26 % concordam com a eutanásia passiva. Quando questionados se já presenciaram situações na Unidade de Terapia Intensiva em que tiveram que optar pelo paciente que receberia o tratamento de suporte, 53 % dos fisioterapeutas entrevistados disseram que sim.

Dessa forma, é preciso que hajam debates bioéticos a respeito do tema nos cursos de graduação de fisioterapia para que os futuros profissionais saibam agir diante de situações como essas e é preciso que eles estejam muito bem preparados tecnicamente para opinar quando necessário.

Fonte: http://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/78115/82203

 

Por: Déborah Ebert

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s