Abuso

“Abuso” pode ser definido como mau uso; uso excessivo ou injusto; excesso de poder; ultraje ao pudor; ou insulto. Além disso, esse termo pode estar atrelado à várias situações e sentidos. Nessa perspectiva, o abuso pode ser físico, psicológico, emocional, financeiro, sexual ou até mesmo auto abuso. Dentre os grupos mais atingidos estão crianças, mulheres, idosos e pessoas com problemas neurológicos.

A violência é um fenômeno social e de saúde pública. Ademais esta torna-se ainda mais importante quando ocorre durante infância e adolescência devido à vulnerabilidade da criança, e pelas marcas deixadas que causam impacto no seu desenvolvimento e na vida adulta. Segundo Nunes e Sales (2016), a negligência é a forma mais frequente de maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil. Entretanto, outros tipos de violência são comuns e farão parte do nosso dia a dia, enquanto profissionais.

Devido o abuso ser um problema de saúde pública cabe à nós, profissionais da saúde, estarmos sempre atentos aos sinais e sintomas que possam indicar violência, em todos os pacientes/clientes que passarem por nós. Faz-se necessário também atentarmos à lei brasileira que classifica como infração a omissão do profissional de saúde no que diz respeito ao crime do abuso.

Além disso, há no Brasil ainda o estatuto que defende a criança e o adolescente  (ECA), este coloca como obrigação do profissional de saúde comunicar todos os crimes de violência que  identificarem. Desse modo, devemos ponderar e julgar nossas condutas antes mesmo de tomá-las, colocando na balança todos os prós e contras. Assim, um estudo de caso e tomada de decisão compartilhados é sempre a melhor escolha.

As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes – http://www.scielo.br/pdf/fractal/v27n2/1984-0292-fractal-27-2-0139.pdf

ABUSO SEXUAL Conversando com esta realidade – http://www.cedeca.org.br/conteudo/noticia/arquivo/384BB619-A577-6B44-55158CB799D9AB10.pdf

Violência contra crianças no cenário brasileiro – http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n3/1413-8123-csc-21-03-0871.pdf

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s