Abuso

Abusar é fazer o uso incorreto, excessivo, injusto, impróprio ou indevido de algo ou alguém, podem ser físico ou psíquico e todas ou quase todas as pessoas já passaram ou irão passar por algum tipo de abuso.

O abuso psicológico ou emocional é frequente em todos os momentos da vida. Na infância e adolescência o bullying é recorrente no ambiente escolar e também trata-se de uma violência psicológica.

Um abuso emocional por vezes velado são os que acontecem dentro de relacionamentos e o abusado não sabe pelo o que está passando, até achando a situação normal.

Na nossa profissão muitas vezes seremos os ouvidos de pessoas que não tem com quem falar, seremos a saída de quem acredita estar preso à aquela situação. Nós devemos ouvir e buscar uma solução para essas pessoas, encaminhando para outros profissionais quando não formos capaz de ajudar. O abuso pode causar danos e feridas invisíveis que a pessoa levará por toda a vida e sem ajuda não conseguirá superar. Nós podemos e devemos ajudar, pois além de ser o dever de todo o profissional da saúde, talvez sejamos a ultima saída dessa pessoa.

by: Débora Martins

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s