Violência contra a mulher

 

No Brasil, a violência contra a mulher vem ganhando destaque desde os anos 1970, quando movimentos feministas aderiram a causa, assim o governo passou a estabelecer leis e medidas.

Foram criadas Delegacias da Mulher, a primeira foi criada em 1985 em são Paulo. A partir de então a violência conta a mulher mudou de esferas, deixou de ser algo da esfera privada para a esfera pública, assim o abuso ou violência não é mais considerado como algo de interesse apenas particular, mas de interesse público.

A Lei Maria da Penha (lei 11.340/2006), aprovada em 7 de agosto de 2006. O nome é uma homenagem à Maria da Penha, que após ser espancada pelo marido ficou paraplégica. Seu marido foi condenado a 19 anos de prisão. A lei garante prisão máxima de 3 anos para os infratores hoje em dia e medidas protetoras podem ser solicitadas.

Com a criação de leis e delegacias que oferecem assistência à mulher houve um aumento das denúncias. A luta por uma maior conscientização continua. Apesar dessas medidas, um grande número de casos ainda ocorre e geralmente mulheres tem medo de denunciar, temem por sua vida e por seus filhos, sentem-se dependentes financeiramente e emocionalmente ao agressor e não conseguem se desvencilhar dessa situação.

Será preciso uma mudança muito maior para que casos assim aconteçam. Uma mudança profunda na sociedade, onde o respeito pelas mulheres, crianças, idosos e deficientes serão respeitados e vistos como pessoas iguais, independente da condição física, emocional, social e financeira.

GADONI-COSTA, L.M. et. Al. Violência contra a mulher: levantamento dos casos atendidos no setor de psicologia de uma delegacia para a mulher. Estudos de Psicologia I Campinas I 28(2) I 219-227 I abril – junho .

Advertisements

One Reply to “Violência contra a mulher”

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s