Vida e Morte

Enfrentar a morte no dia-a-dia é uma tarefa difícil, independente de ser esperada ou não. A morte trás consigo o sentimento de perda, que por si é muito doloroso, pois é uma dor psíquica acompanhada de sensação de finitude, abandono, medo e insegurança. Essa dor independe de ser um acontecimento esperado ou não. Ao partirem, mesmo pacientes em estado terminal, deixam essa dor e a sensação de vazio, principalmente em familiares e amigos.

Cada pessoa recebe a noticia sobre a morte de maneiras diferentes, esse enfrentamento dependerá da forma como cada indivíduo lidou com a vida e lida com a morte, isolamento, negação e raiva são comuns ao receber a noticia.. É incontestável que a maneira de ver a vida muda completamente quando a morte está próxima, pois o paciente não pode mais ignora-la.

Na prática profissional pode ser frequente lidarmos com situações parecidas e temos de estar preparados para conduzir bem a situação, deixando o paciente confortável e o mais tranquilo possível.

A situação clínica do paciente pode ser irreversível, mas por ser biopsicossocial um ambiente que possa lhe oferecer segurança, tranquilidade, conforto e experiências positivas nesse momento é indispensável, pois um paciente bem estruturado e seguro deixa a experiência melhor para todos os envolvidos no processo, incluindo os amigos e familiares que aceitarão melhor e terão a dor psíquica um pouco acalentada.

Nunca é um processo fácil, mas com a contribuição de todos os envolvidos, torna-se um processo natural pelo qual todos passarão.

“Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte.” – Alvo Dumbledore, Harry Potter e a Pedra Filosofal.

 

By: Débora Martins

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s