Abuso de Idosos

É muito difícil detectar o abuso, pois muitos sinais são sutis e muitas vezes a vítima é relutante ou incapaz de discutir sobre o abuso. As vítimas podem esconder o abuso por vergonha, medo de represália ou desejo de proteger o agressor. Às vezes, quando as vítimas de abuso procuram ajuda, encontram respostas preconceituosas em relação a sua idade por parte dos profissionais de saúde, que podem, por exemplo, rejeitar as reclamações de abuso como um diagnóstico de confusão, paranoia ou demência.

Os tipos mais comuns de abuso ao idoso incluem abuso físico e psicológico, negligência e abuso financeiro. Cada tipo pode ser intencional ou não. Os agressores normalmente são o filho adulto ou o cônjuge, mas podem ser outros membros da família ou cuidadores pagos ou informais. Os maus-tratos normalmente se tornam mais frequentes e graves ao longo do tempo.

O abuso físico é caracterizado como o uso da força, resultando em danos físicos ou psicológicos ou desconforto. Isso inclui golpear, empurrar, sacudir, bater, restringir, bem como a alimentação forçada ou inadequada. Pode incluir violência sexual (qualquer forma de intimidade sexual sem o consentimento ou pela força ou ameaça de força).

O abuso psicológico é o uso de palavras, atos ou outros meios para causar estresse emocional ou angústia. Isso inclui ameaças, insultos, comandos difíceis, assim como permanecer em silêncio e ignorar a pessoa. E também inclui infantilização (uma forma paternalista de preconceito de idade em que o autor trata o idoso como uma criança), o que incentiva o idoso a tornar-se dependente do agressor.

A negligência é a falta de alimentos, remédios, cuidados pessoais ou outras necessidades. Negligenciar resulta em dano físico ou psicológico e é considerado abuso.

O abuso financeiro é a exploração ou desatenção aos bens ou fundos do indivíduo. Isso inclui burlar, pressionar uma pessoa para distribuir bens e administrar de modo irresponsável o dinheiro do indivíduo.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s