Abuso

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência pode ser definida como o “uso intencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações”. Nesse contexto, violência e abuso podem ser consideradas como sinônimos.

Dentre os aspectos atualmente mais preocupantes acerca do assunto tem-se as mortes por homicídios e suicídios, violência intra-familiar, sexual, contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres e no trabalho. E entre as formas de abuso, podemos identificar o abuso explícito e o abuso implícito.

O abuso hoje em dia é um problema social e de saúde pública que ameaça o desenvolvimento dos povos e afeta a qualidade de vida. É um fenômeno mundial que atravessa todas as fronteiras, independente da idade, condição socioeconômica, raça, educação, religião, orientação sexual.

Como profissionais da saúde, devemos estar atentos a qualquer tipo de abuso. Seja ele no próprio ambiente de trabalho ou seja ele ocorrendo na casa/vida do paciente. São situações difíceis que podem nos ocorrer, mas que não podemos fechar os olhos diante de tal circunstância. Temos que tomar alguma atitude – de preferência, baseando na ética e na moralidade -, visando o melhor para o paciente.

Nem sempre essa tomada de atitude será feita pelo fisioterapeuta ativamente em todo processo. As vezes, a nossa ação será encaminhar aquela pessoa para que um outro profissional lhe ofereça um tratamento mais adequado no momento – como um psicólogo/psiquiatra – ou as vezes, dentro de um centro de saúde, por exemplo – pensando na saúde pública brasileira -, devemos levar o caso para a assistência social analisar a e recorrer a medidas judiciais cabíveis no caso.

Referência:

Marziale, M. H. P. A violência no setor saúde.

Postado por: Laura Nolasco Garcia. UFMG / Brasil

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s