Direitos Humanos

Segundo a Organização das nações unidas, direitos humanos incluem o direito a vida, a liberdade, a liberdade de expressão e opinião, ao trabalho e a educação. São direitos inerentes ao ser humano, independente de raça, cor, língua, religião, condições econômicas, etc. Os direitos humanos são inalienáveis e ninguém pode ser privado de seus direitos, mas em certas ocasiões a pessoa pode ter seus direitos limitados em situações específicas, desde que passe por um julgamento justo e imparcial.

A Declaração dos direitos Humanos de 1948 definiu a saúde como um direito de cada individuo, portanto os profissionais da saúde devem visar garantir esse direito de seus paciente, garantindo os diretos básicos de cada individuo.

No Brasil, muitas pessoas vivem em condições sub-humanas, mas pela constituição do país, o governo tem o dever de garantir esses direitos, para isso existe o SUS – Sistema Único de Saúde, criado sobre os princípios de universalidade, equidade e integralidade, para garantir saúde a toda e qualquer pessoa, independente de sua raca, cor, sexo, condição econômica, etc.

Há várias falhas no SUS, mas toda pessoa que precisa de atenção a saúde, sejam elas brasileiros, imigrantes ou turistas, elas serão atendida, ainda que demore um pouco devido a alta demanda, há a garantia de atendimento integral a saúde. Essa foi uma forma que o Brasil encontrou de atender o direito a saúde de cada individuo e, mesmo que o sistema necessite de melhoras, trata-se de um programa de exemplo e extrema necessidade.

 

by: Debora Martins – UFMG

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s