Meaningful life and death

Em nossa profissão como fisioterapeuta ou em qualquer outra área da saúde, vamos ter que lidar com a morte, algumas áreas são mais comuns como é o caso da oncologia ou na unidade de terapia intensiva. Cabe a nos com nossa vivencia profissional conseguir separa alguns sentimentos a fim de que não venhamos a nos tornar pessoas frias quanto à morte, mas ao mesmo tempo não podemos nos apegar a ela. Temos que achar um equilíbrio entre os sentimentos para que a morte de pacientes não nos torne indiferentes e ao mesmo tempo não abale o nosso psicológico por não conseguir reverter alguns quadros, afinal de contas à morte é algo natural, é na morte que o ciclo de vida individual se encerra.

“A impossibilidade de cura não significa a deterioração da relação profissional/paciente, mas sim o estreitamento desta relação que certamente trará benefícios para ambos os lados. Então, os profissionais acabam criando vínculo afetivo com seus pacientes, devido ao tempo que passam cuidando dos mesmos, e também pela gravidade da doença e pelo pouco tempo de vida que resta a esses pacientes, mobilizando, assim, alguns sentimentos nestes profissionais; pois faz parte da natureza do homem a busca por envolvimento com os outros.

Cuidar do doente constitui uma das atividades mais exigentes e desgastantes, tanto em nível físico como psíquico, a que estão sujeitos os profissionais, exigindo maturidade profissional e estabilidade emocional quando se defrontam com o paciente sem possibilidade de cura.”

Sendo assim os fisioterapeutas vivenciam a morte de pacientes de formas variadas, bem como apresentam diferentes maneiras de enfrenta-la. E a vivência da morte e suas formas de enfrentamento são mais elaboradas quanto maior o tempo de atuação dos fisioterapeutas.

Artigo referência: Morte e Morrer na Visão do Fisioterapeuta
Autores: Alyne M. S. Andrade Mangini  e;  Giuliano Gardenghi

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s