Meaningful life and death

Como profissionais da área da saúde durante a nossa pratica clinica nos iremos lidar com pacientes terminais, e devemos saber como nos comportar diante desta situação.  O texto base fala sobre entender que a morte é um processo natural, a morte em si não é nada terrível, mas pensar sobre a morte que é terrível.

Escolhi um artigo que fala sobre o processo de morte e morrer na visão do fisioterapeuta. A fisioterapia vem ganhando cada vez mais espaço no tratamento de pacientes sem possibilidade de cura. Atuando diretamente nos cuidados paliativos e no controle da sintomatologia do paciente.

“Uma relação entre o tempo de atuação profissional com a vivência da morte do paciente, para o fisioterapeuta, onde quanto maior o tempo de atuação do paciente no hospital menos traumática era a vivencia da morte do paciente aos olhos do fisioterapeuta.

O fisioterapeuta, assim como as demais profissões da área da saúde, está sujeito a presenciar frequentemente situações de óbito, devendo este está preparado para tais ocorrências.”

O principal do artigo, acredito que seja enfrentar a morte do paciente como uma situação de aprendizado, emocional e profissional. Para desenvolver a habilidade empatia.

Referencias: MANGINI, Alyne M. S. Andrade; GARDENGHI, Giuliano. Morte e Morrer na Visão do Fisioterapeuta.

Rodrigo Lopes

 

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s