Meaningful life and death

Falar da morte é sempre um tema muito difícil, pois o que acontece após a morte é um grande mistério e o desconhecido assusta muito. Porém, as angústias de um paciente que está em estágio terminal não se resumem a isso. Há uma série de conflitos e medos sobre como será o processo da morte, se sentirá dor, como seus entes queridos irão lidar com a sua morte e o sentimento de impotência diante disso.

Como uma futura profissional da fisioterapia, é muito provável que irei me deparar com pacientes que necessitem de cuidados paliativos, ou seja, aqueles pacientes que padecem de uma doença incurável e que devem ser cuidados por fisioterapeutas, mantendo assim a qualidade de vida e alívio do sofrimento físico. Porém, isso não impede que lidemos também com o psicológico do paciente, afinal somos humanos e a partir do contato e dos cuidados com aquela pessoa, se estabelece uma relação e laços são criados.

Sendo assim, o profissional deve estar preparado para lidar com isso, não se distanciando do paciente nem tomando toda aquela dor para si e se sentindo impotente. Deve haver um equilíbrio nessa relação paciente-profissional. É normal sofrer, afinal somos humanos, porém deve-se conseguir lidar com essas situações de forma positiva e que agregue sempre experiência para lidar com as próximas situações que aparecerão durante a caminhada profissional.

MANGINI, A; GARDENGHI, G. Morte e Morrer na Visão do Fisioterapeuta. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Disponível em: < http://www.ceafi.com.br/publicacoes/download/ae8ee9f7fcd490b1e227dd7f04ba9910c&gt;. Acesso em: 23 de abril de 2017.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s