Princípios básicos da ética

Alguns princípios éticos são seguidos por quase todos os profissionais da saúde. Dentre eles existe quatro princípios que norteiam a o principio ético que é a beneficência, não-maleficência, respeito pela autonomia do paciente e a justiça.

A beneficência significa em fazer o bem, o cuidado para qual exige com os pacientes. A não-maleficência seria não causar dano intencional ou algum tipo de prejuízo ao paciente. O respeito pela autonomia do paciente é respeitar o direito que ele tem de tomar a própria decisão pelo seu próprio corpo. A Justiça é tratar o paciente de forma justa, sem violar os seus direitos.

O conhecimento dessas áreas é importante para que os terapeutas saibam agir em prol do melhor para o seu paciente e sociedade, mesmo se houver conflito com seu interesse pessoal, que tenha o cuidado para não ocorrer nenhuma negligencia ou descuido. Saber respeitar a opinião de um paciente caso ele mesmo sabendo de toda a conduta, benefícios e etc que o tratamento pode lhe oferecer ele tem o direito de recusar a terapia e principalmente no âmbito da pesquisa garantir justiça onde muitas das vezes o beneficio é somente para o pesquisador, o que entra em conflito com a ética profissional.

Danielle Latini Gaudêncio – UFMG (Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s