Ética e profissionalismo

Profissionalismo é o conjunto de características que compõe um profissional, formado por suas competências, responsabilidades e ética, no que rege o seu campo de trabalho.

Mas na prática, o que é ser profissional? O que é ser um profissional ético?

Essas perguntas devem nos guiar no dia a dia da nossa profissão. Devemos buscar nas nossas reflexões, dentro da moralidade da nossa cultura ser um profissional ético. E não é preciso pensar longe para levar isso para a prática. Saber ser educado, tratar bem e respeitar o momento das pessoas que estão com você, ser uma pessoa confiável e que mantenha discrição sobre cada paciente são bons exemplos do que se espera de um fisioterapeuta ético. Dar um tratamento igual para todos os pacientes, obedecer as normas do ambiente de trabalho, seguir as leis do código de ética que regem a profissão e saber até onde vai o seu papel e intervir como fisioterapeuta – os limites do seu conhecimento e os limites da sua própria profissão – são exemplos de ética profissional.

Ser um profissional ético é buscar basear suas ações nas virtudes, mesmo em momentos difíceis e de conflito. É ter coragem para tomar e assumir as suas decisões. É ser humilde para entender que em determinado caso, você não é o profissional mais indicado para estar com aquele paciente. Mas é também ter a plena consciência de que você deu o melhor que pode.

 

Postado por: Laura Nolasco Garcia. UFMG / Brasil

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s