Ethics and Professionalism

Profissão, em um sentido mais geral da palavra, significa a atividade ocupacional que o indivíduo se dedica a realizar na sociedade em que vive. 

Algumas profissões requerem anos de estudo para que possam ser desenvolvidas, já outras precisam de conhecimentos adquiridos durante nossa vida, sem necessariamente precisar de anos de estudos para que possam ser realizadas. O que acredito que todas as profissões possuem em comum, independente do que foi citado antes, é que o profissional deve se dedicar àquilo que está sendo realizado e atuar com ética profissional, isso é atuar de acordo com os princípios estabelecidos como corretos pelos Conselhos que regularizam as profissões e pela sociedade.

Profissionalismo para mim é a forma como você desempenha sua profissão e se posiciona diante da sociedade, sendo uma pessoa que segue os princípios éticos.

Para ser um bom profissional fisioterapeuta, a meu ver, é necessário conhecer o corpo humano e seu funcionamento, conhecer as técnicas que poderão ser utilizadas no dia a dia, ser criativo e dedicado, ser disciplinado, respeitar a dor e as fragilidades dos pacientes, ter ética profissional, entre outras coisas.

Acredito que quando começar a atuar de verdade, ou seja, exercer a profissão de fato, irei me deparar com desafios que irão exigir muito de tudo que aprendi durante os anos de faculdade e muito do que aprendi durante minha vida e acredito que serão nesses momentos que o profissionalismo será colocado em prova e que espero desenvolver as habilidades para atuar de forma adequada e condizente com tudo que me foi apresentado e que tenho como valores morais e éticos em minha vida.

 

Leave a Reply

