Moral e Ética

Moral e ética são termos polissêmicos. Pode-se entender que a moral representa um conjunto de valores impostos à sociedade, que diz respeito às regras, às ações frente outras pessoas e às visões de certo ou errado. Já a ética possui característica reflexiva e de questionamento filosófico sobre esses valores morais, relacionando-se com a busca das virtudes. Desta maneira, moral pode ser entendida como a ética aplicada no comportamento humano. De acordo com a filósofa brasileira Maria Lúcia de Arruda Aranha, ética ou filosofia da moral é “uma reflexão sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral” e moral é “um conjunto de regras que determina o comportamento dos indivíduos em um grupo social”.

Em minha opinião, a ética, por possuir caráter reflexivo, é fundamental para a evolução e adaptação da sociedade, assim como para a renovação da moral, esta que deve ser constante. Viver em sociedade sem questionar a moral é uma maneira de estar na zona de conforto, porém, a mudança só ocorre quando saímos desta harmonia. Assim, atitudes amorais tornam-se necessárias.

Um exemplo clássico de ações que desafiaram a moral diz respeito à afronta frente a desigualdade entre brancos e negros nos Estados Unidos nos anos 50, onde Rosa Parks, uma mulher negra, recusou-se a ceder seu lugar para uma pessoa branca no ônibus, o que ia contra a lei naquela época. Foi uma atitude considerada imoral, porém, um importante passo para o início da luta antissegregacionista. Ainda hoje vemos e vivemos exemplos dessas afrontas a moral, como mulheres reivindicando salários iguais aos dos homens e casais homossexuais exigindo seu direito de casar e adotar filhos. Atitudes assim sempre existirão e são muito importantes para o desenvolvimento individual e coletivo da moral e da sociedade como um todo.

Segundo Aristóteles, a ética está intimamente ligada às virtudes temperância e justiça. Está relacionada com sempre seguir o caminho do meio, o equilíbrio, o prezar a vida sem excessos. Seguindo essa linha de raciocínio, considero a ética representativa do equilíbrio e o suporte e o molde da moral, esta que apresenta-se como as variações do equilíbrio, sempre embasada e sustentada pela ética. Assim, é fundamental e característico do ser humano agir considerando as reflexões filosóficas e enfrentando e desafiando a moral, na tentativa/necessidade de crescer e desenvolver-se pessoal e coletivamente.

Amanda Riani

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s