Moralidade e Ética

Entender ética e moralidade, seus conceitos, diferenças e aplicações práticas é fundamental na caminhada rumo a se tornar um profissional de qualidade, e isto é especialmente válido para nós, futuros profissionais da área da saúde. Um profissional desta área está sujeito a lidar com pessoas de lugares, costumes e valores completamente diferentes dos seus e, estando a moral intimamente relacionada com o contexto sociocultural de determinada comunidade, não estamos livres, por exemplo, de que haja divergências entre terapeuta e paciente sobre o que é ou não moral.

São nestes casos, especificamente, que devemos conhecer a ética profissional e agir de acordo com ela. A ética, em uma definição extremamente simplista, reflete e questiona racionalmente a moral, objetivando uma boa convivência em sociedade. O código de ética profissional da fisioterapia, nos guiará sobre como proceder na prática clínica, frente a nossos pacientes e todas as suas demandas, frente a outros profissionais e à sociedade em geral.

Sendo assim, podemos mais uma vez reafirmar a importância do estudo da disciplina de ética e deontologia em nossa formação, ao nos oferecer este importante viés da construção de um profissional da saúde e tornar-nos mais aptos a realizar atendimentos de excelência em nossa futura prática clínica.

Por: Bruna Gontijo. UFMG – Brasil.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s