Integridade na pesquisa

A pesquisa científica deve basear-se nos princípios da bioética, ou seja, levar em conta as responsabilidades do pesquisador para com a sociedade e autores no qual ele irá apoiar-se para a construção de seu trabalho. Desse modo, o pesquisador deve sempre procurar pesquisar algo que traga algum bem para a sociedade (beneficência), evitando que haja o mal (não maleficência), ser justo ( dando o direito ao outro de escolher  participar ou não de seu trabalho, além de ser justo com as referências, evitando, por exemplo, plágios), além de dar liberdade ao outro de interpretar o proposto a partir da sua leitura e pressupostos (autonomia).

Segundo Anderson e  Pickering (2008) várias pesquisas já foram realizadas e publicadas na área da saúde sem termos de consentimento e aprovação de comitês de ética. No entanto, devemos ter em mente que os direitos e o zelo pelo paciente devem ser assegurados e que só se pode realizar o uso das informações se os princípios da bioética estiverem assegurados.

Na prática da fisioterapia, levando em conta que a profissão tem crescido muito nos últimos anos, faz-se necessário também a crescente de pesquisas nesta área. No entanto, as técnicas de tratamento de fisioterapia tem evoluído bastante comparadas à sua forma original, porém para isso tiveram que ser aplicadas em grupos de pacientes, que talvez pudessem ter sido vulneráveis e estes seguiram sem apoio. Logo, é preciso estar sempre atento se  os padrões éticos estão sendo cumpridos corretamente.

 

Lynley Anderson; Neil Pickering. Ethical review of physiotherapy research. NZ Journal of Physiotherapy – November 2008, Vol. 36 (3) (http://physiotherapy.org.nz/assets/Professional-dev/Journal/2008-November/2008Novpickering.pdf)

Research and scientific publication integrity. Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 16, n. 1, p. v-vi, jan./fev. 2012.

(http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v16n1/01.pdf)

 

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s