MORALITY AND ETHICS

Ética é um tipo de postura referente a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, saber como lidar diante de situações que passamos em nossas vidas e ao modo como convivemos uns  para com os outros.É uma postura que infere uma liberdade de escolha. Uma postura ou conduta ética pode ser a realização de um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais.

A palavra “moral” deriva do latim mores, que significa “costume”. Aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral é dita como o fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade. Regras estas determinadas pela própria sociedade.

Acredito que é de suma importância que os profissionais do futuro estejam aptos a dar soluções aos novos desafios que se apresentam na atenção à saúde da população. Quando se fala em ética, se está vislumbrando uma sociedade mais justa, onde a dignidade de todos seja respeitada. Nos mais diversos espaços de atendimento à saúde, a observância dos princípios éticos na prática diária dos profissionais propõe que sejam respeitados os valores morais e culturais dos indivíduos, para que o  produto final seja a humanização da prática dos profissionais da saúde.

FONTES: *A ética na formação dos profissionais da saúde: algumas reflexões.(Claudia Maria Schuh Isabella Martins de Albuquerque).

*Ética e Moral, Paul Ricoeur.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s