Moralidade e ética – Déborah Ebert

Acredito que os principais formadores da moral de um cidadão são a família e a escola. Nesses meios aprendemos o que é certo e errado, bom ou mau, de acordo com os costumes, regras e convenções da sociedade na qual estamos inseridos.

A família é a primeira pequena sociedade na qual nos inserimos. Cada família tem sua forma de conviver e suas regras. Após o contexto familiar, vem o contexto escolar, o da sociedade como um todo, o ambiente profissional, dentre outros meios no qual convivemos. Ao concordar em fazer parte de cada um desses, nos submetemos a um conjunto de normas  e costumes os quais devem ser seguidos. A nossa moral (formada ao longo de nossa vida, e a partir dos ensinamentos adquiridos em todos esses ambientes), irá nos dizer se devemos seguir as normas de cada um desses meios, ou não.

Ao longo da nossa vida, somos desafiados a todo momento a agir de forma correta. Nem sempre seguir as regras é o mais fácil ou o que está de acordo com alguma crença pessoal. A nossa moral que irá nos dizer se devemos ou não agir de acordo ou não com essas normas estabelecidas.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s